10 DICAS ESSENCIAIS DE ESTUDOS PARA CONCURSOS DE CARREIRAS POLICIAIS


Fala galerinha do Brasil!!!


Ser policial é o sonho de milhares de pessoas. Quem é que não conhece ou ouviu falar pelo menos de uma criança que demonstre a vontade de crescer e se tornar um policial?


Acredito que você seja um desses vocacionados que sonha desde pequeno com um cargo na Polícia e talvez não saiba como alcançar esse sonho. Por isso, nós preparamos dicas que podem ser valiosas para você iniciar seus estudos.


1º ESCOLHA UMA ÁREA PARA SE DEDICAR

O grande erro da maioria dos concursandos está na falta de foco, isto é, querem fazer todos os concursos que vão surgindo. Ao seguir esse caminho, torna-se praticamente impossível estudar de maneira focada para cada concurso, e logo vem a frustração de não conseguir ser aprovado(a) em nada. Portanto, talvez essa seja a orientação mais importante, antes de mais nada: escolha uma área para se dedicar.

Os concursos para carreiras policiais movimentam milhões de candidatos em busca do grande sonho com estabilidade e são diversos segmentos dentro da esfera da segurança pública:


Polícia federal;

Polícia rodoviária federal;

Polícia ferroviária federal;

Polícias civis;

Polícias militares;

Corpos de bombeiros militares.

Polícia Penal, dentre outros.


Entenda melhor cada área e cada carreira, remuneração, se você se enquadra dentro dos requisitos e faça sua escolha.

2º COMECE A ESTUDAR ANTES DE SAIR O EDITAL

Esse é o ponto- chave para quem deseja uma preparação bem estruturada em com condições de angariar uma aprovação. Com tempo hábil, você poderá errar com tranquilidade e melhorar seus pontos fracos. Quando o edital sair e houver mudanças, você terá tempo de fazer os ajustes necessários e com toda certeza estará a frente da concorrência, que pode ser altíssima dependendo do certame público.


3º BUSQUE INFORMAÇÕES NOS CONCURSOS ANTERIORES

Muitos estudantes tem preguiça de ler o edital, mas são esses certames que vão nortear o início dos seus estudos. Olhar para o último edital dará um bom direcionamento na sua preparação.

Geralmente, cada concurso policial tem matérias peculiares, como por exemplo medicina legal, raciocínio lógico, informática, entre outras.

É pelo documento anterior que você vai descobrir o essencial para iniciar os estudos: se o seu perfil é adequado ao cargo ou não.

Daí para frente, você terá condições de mapear a sua preparação para o concurso.


4º DETERMINE O AMBIENTE CERTO PARA ESTUDAR

Cada um tem o local e o “clima” certo para estudar. Se você precisa de música para se concentrar, coloque os fones e, caso precise de silêncio, use tampões de ouvido ou vá para um lugar silencioso. O ideal também é eliminar tudo aquilo que funciona como uma forma de distração. Caso você seja um daqueles que verifica notificações a cada minuto, deixe o celular longe ou desligue a internet.


5º ORGANIZE SEUS ESTUDOS

A diferença entre um aprovado e um reprovado na maioria das vezes é mínima. Portanto cada detalhe na sua preparação é importante. Com o conteúdo em mãos, será mais fácil roteirizar a sua vida de concurseiro. Você deverá criar o seu planejamento e isso é muito importante. Com planejamento você consegue vislumbrar todas as etapas e se preparar adequadamente para cada uma delas.

Uma planilha uma ótima opção para você organizar as disciplinas e distribuí-las pelos dias da semana. Ter contato com todas as matérias é indispensável para não deixar o conhecimento esquecido.


6º FIQUE PRÓXIMO DE PESSOAS QUE TÊM OS MESMOS OBJETIVOS QUE VOCÊ

Busque andar e ter contato com quem também está se preparando para concursos e têm os mesmos objetivos que você.

Estar atualizado sobre esse meio é muito importante, pois tudo que circula sobre o concurso que você almeja é de suma importância.

Existem grupos que reúnem candidatos com as mesmas afinidades que as suas, nas redes sociais você pode encontrar vários. As aulas presenciais também ajudam muito na formação destes ciclos de amizades, mas caso você seja nosso aluno do online também pode optar por criar um grupo no WhatsApp por exemplo. Importantes informações circulam nesses grupos porque eles as procuram e repassam aos demais.


7º RESOLVA BASTANTE QUESTÕES

Não adianta ficar só na teoria, porque o que vai sedimentar o conhecimento teórico adquirido durante a sua preparação é o exercício constante de questões de provas anteriores.

A prática te dará condições para acertar a mão em relação ao perfil da banca, formas como são cobrados os assuntos, possíveis pegadinhas, entre outros macetes que você só vai aprender treinando exaustivamente.


TREINE PARA O TAF

Todos os concursos para área de segurança pública possuem também o Teste de Aptidão Física, conhecido como TAF.

Então, preparar-se com antecedência é fundamental. Além do mais, estudos realizados por neurologistas mostraram que exercícios físicos são capazes de ajudar o nosso cérebro a processar e armazenar melhor as informações. Assim, você aproveita para treinar para o seu TAF e ao mesmo tempo ajuda seu cérebro a absorver tudo o que está estudando.


9º TENHA UM TEMPO DE DESCANSO

Quando você antecipa seus estudos, você tem a possibilidade de reservar períodos de descanso e lazer. Afinal de contas, também é muito importante fazer atividades que sejam prazerosas a sua vida. Dessa forma, você consegue aliviar a pressão dos estudos.


10º DESISTIR JAMAIS!

Tem pessoas que tem medo de passar 5 anos de sua vida estudando, mas não tem medo de passar o resto da vida no mesmo lugar. LEMBRE-SE que desistir de estudar é uma escolha sua, mas continuar e seguir em frente também é. As pessoas que alcançaram o cargo que você almeja também tiveram dificuldades no passado. Então pague a sua etapa! E o que precisar da nossa equipe saiba que sempre estaremos à disposição!

#DesistirJamais!


Curso Online - Clique Aqui

Grupo do Telegram - Clique e faça parte


#concursopublico #foconoestudo #determinacao #circuitodaaprovacao #dicasdeestudo #concursando #concurseiro #rumoaaprovacao #carreirapolicial

57 visualizações0 comentário