top of page

Concurso Bombeiros TO: Cebraspe é BANCA; serão 110 vagas!


Fala galerinha do Brasil!!!! O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins vai abrir um novo certame em breve. O Cebraspe foi confirmado como banca organizadora, conforme documento publicado no Diário Oficial do Estado.


A banca organizadora foi definida logo após o documento de autorização ser anunciado e confirmado o quantitativo de vagas do concurso. A corporação e a banca organizadora assinaram contrato na última quarta-feira, 16 de dezembro.


O concurso Bombeiros-TO foi autorizado para preenchimento de vagas nos cargos de Soldado (nível médio) e Oficial (nível superior). Estão confirmadas 110 vagas no total – cinco a menos do que estava previsto anteriormente.


A confirmação veio por meio do comandante geral do CBMTO e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro da Silva, no dia 14 de dezembro, em celebração dos 28 anos da criação do Corpo de Bombeiros.


“O processo está bem avançado na parte burocrática e hoje recebemos do governo do Estado o sinal verde para que seja realizado o empenho e logo em seguida a contratação da empresa que irá lançar o edital do nosso concurso público.”

Pressão por um novo edital:

O Ministério Público do Estado, em 2018, em conjunto com o Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Estado solicitando um novo certame para corporação. Veja abaixo:

Segundo o GECEP, a corporação contava, na época, com 554 bombeiros, quando o efetivo estabelecido em lei e em decreto estadual é de 1.772, o que resultava em um déficit de 1.228 bombeiros. Além do déficit citado, as informações coletadas pelo GECEP apontaram uma distribuição dos bombeiros com uma grande discrepância, uma vez que mais da metade da tropa estava concentrada em Palmas. A capital, que possui 18,4% da população total do Estado, agrupa 55% do efetivo, ou seja, 301 bombeiros.


O restante do efetivo estava distribuído entre as cidades de Araguaína (46), Araguatins (26), Colinas (27), Dianópolis (17), Gurupi (43), Paraíso (35) e Porto Nacional (38). Segundo o comando da corporação, uma simetria com a Polícia Militar deveria existir em termos de unidades regionais, o que demandaria a instalação de representação dos Bombeiros em outras cinco cidades: Arraias, Guaraí, Lagoa da Confusão, Pedro Afonso e Tocantinópolis.


Na ação foi apontado que o concurso dos Bombeiros-TO deveria oferecer o quantitativo de vagas suficiente para que o efetivo do Corpo de Bombeiros se adeque ao que se encontra estabelecido na Lei Estadual nº 3.038/2015 e no Decreto nº 5.352/2015, que é de 1.772 bombeiros.


O Concurso Bombeiros TO 2021

O concurso Bombeiros-TO 2021 já conta com comissão organizadora formada. O grupo de trabalho tem dado prosseguimento aos trâmites e com autorização Governamental isso foi intensificado. Agora, com a banca, dará ainda mais celeridade.

Carreira de Soldado – Requisitos:

· Ensino médio (no ato de matrícula do Curso de Formação);

· Idade entre 18 e 32 anos;

· Altura mínima de 1,63m (homens) e 1,60 (mulheres);

· Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão, no mínimo na categoria ‘B’.


Atribuições

· Prevenir e combater incêndios, controlar situações de pânico, vistoriar e fiscalizar edificações, buscar e salvar pessoas, realizar atendimento pré-hospitalar;

· atuar na execução de ações preventivas, emergenciais ou de socorro, assistenciais e recuperativas no âmbito da defesa civil, para as quais o candidato será preparado durante o curso de formação;

· executar serviços de motorista e operador de viaturas, serviços de manutenção do aquartelamento, asseio e manutenção de viaturas;

· executar outros encargos e atividades de interesse da Corporação.


Graduação Soldado 2ª Classe

O governo do Tocantins editará uma Medido Provisória (MP) para ‘aperfeiçoar a composição da graduação de Soldado’, criando o Soldado 2ª Classe.

Com a alteração, passará a integrar o círculo de Praças os Soldados de 1ª e 2ª Classes.

A proposta de bipartição (1ª e 2ª Classes) prevê que os atuais ocupantes da graduação de Soldado mantenham-se nas mesmas condições, mas sob a nova denominação de Soldado 1ª Classe. A medida, segundo o governador Mauro Carlesse, é necessária e improrrogável, tendo em vista a diminuição natural do efetivo e a iminência de novas transferências para a reserva.


Carreira de Oficial – Requisitos:

· Ensino superior completo na área de interesse, devidamente registrado em instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, nas Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Administração ou Ciência da Computação;

· Idade entre 18 anos e 32 anos;

· Altura mínima de 1,63m (homens) e 1,60 (mulheres).


Último edital foi divulgado em 2013

O último edital do Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins foi divulgado em 2013, quando contou 100 vagas para o cargo de Soldado. Do quantitativo de vagas, 90 foram destinadas ao sexo masculino e 10 ao sexo feminino. A Pontua Concursos organizou o certame.


O concurso foi composto por prova escrita objetiva de múltipla escolha e discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, aplicadas em Palmas, Gurupi e Araguaína, exame de Capacidade Física, de caráter eliminatório, avaliação psicológica, de caráter eliminatório, exames médicos e odontológicos, de caráter eliminatório, investigação social, de caráter eliminatório, e curso de formação de soldados, de caráter eliminatório.


Durante o período de formação o candidato recebeu auxílio-financeiro no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais), conforme previsto no art. 11, § 19 da Lei 2.578/2012. Aprovado em todas as fases do certame e obedecido o número de vagas oferecidas, o candidato tomou posse no cargo de Soldado, com remuneração no valor de 3.228,28 (três mil duzentos e vinte e oito reais e vinte e oito centavos).

Prova Objetiva

A primeira etapa do certame foi composta por uma prova objetiva, com 60 questões, e uma prova discursiva (redação). As avaliações tiveram duração de 05 horas e abordaram o seguinte conteúdo:

· Língua portuguesa – 20 questões (peso 2,0);

· Raciocínio Lógico – 10 questões (peso 1,0);

· Conhecimentos regionais e atualidades – 10 questões (peso 1,0);

· Informática básica – 10 questões (peso 1,0);

· Normas do CBMTO – 10 questões (peso 1,0);


Etapas de acordo com o último Certame

O concurso do Corpo de Bombeiros-TO para Soldado é composto por seis etapas. Veja:

1ª etapa – classificatória e eliminatória, Prova Escrita Objetiva de Múltipla Escolha e Discursiva;

2ª etapa – eliminatória, Exame de Capacidade Física;

3ª etapa – eliminatória, Avaliação Psicológica;

4ª etapa – eliminatória, realização de Exames Médicos e Odontológicos;

5ª etapa – eliminatória, Investigação Social do candidato;

6ª etapa – eliminatória e classificatória, Curso de Formação de Soldados.


Para Oficial, o concurso conta com as seguintes etapas:

· Prova escrita objetiva e prova discursiva – redação

· Testes de Aptidão Física

· Exames psicológicos

· Avaliações médica e odontológica

· Investigação Social e da vida pregressa


Informações do concurso

· Concurso: Corpo de Bombeiros do Tocantins

· Banca organizadora: CEBRASPE

· Escolaridade: médio e superior

· Número de vagas: 110

· Remuneração: a definir

· Inscrições: a definir

· Taxa de Inscrição: a definir

· Provas: a definir

· Situação: PREVISTO


Curso Online - Clique Aqui

Grupo do Telegram - Clique e faça parte


#dicasdoconcurseiro #concursos #foconosestudos #concursos #vidadeconcurseiro #concursopublico #foconoestudo #determinacao #circuitodaaprovacao

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page