Conheça as etapas do último concurso da PCGO

Atualizado: 15 de Set de 2020



PCGO é uma grande aposta para milhares de concurseiros/as quem desejam ingressar na área de segurança pública. Ao todo, no ultimo foram oferecidas 500 oportunidades para candidatos com nível superior, para os cargos de agente e escrivão de polícia civil substituto.


Conquistar uma das oportunidades requer do candidato muita disciplina e horas intensas de estudos. Os candidatos que pretendem participar do concurso devem conhecer todas as etapas deste difícil certame. Então, vamos à análise das etapas desta excelente oportunidade.


Inicialmente, o concurso está dividido em duas duas etapas, sendo a primeira composta por sete etapas, e a segunda pela curso de formação profissional, de responsabilidade da Delegacia Geral da PCGO. São elas: provas  (objetiva e discursiva), avaliação médica, avaliação de aptidão física, exame psicotécnico, prova prática de digitação, somente para o cargo de Escrivão de Polícia Substituto e avaliação de vida pregressa e investigação social.




Prova Objetiva


No ultimo concurso ela foi composta por 70 questões de múltipla escolha, a serem respondidas em 5 horas. Não só por ser a primeira avaliação, o candidato deve estar com todos os conteúdos exigidos em edital estudados, além de estar familiarizado com o estilo de cobrança do Cebraspe que foi a banca escolhida do ultimo concurso.


As provas abrangerão as disciplinas de Língua Portuguesa, Noções de Informática, Legislação Penal Extravagante, Legislação Específica, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Direito Processual Penal. A discursiva versará sobre os conhecimentos específicos de cada cargo.


Prova Discursiva


A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valeu 20,00 pontos, consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, e abrangerá os conhecimentos específicos.


Na prova discursiva, os concorrentes não poderão deixar de ter em mente todo o material estudado na avaliação anterior (prova objetiva). Aprofundar esses conteúdos, revisar as questões, além de estudar as legislações complementares dispostas no edital irão colaborar para uma preparação completa


Avaliação médica


Os exames médicos, de caráter eliminatório, serão aplicados somente aos 420 melhores classificados (399 geral e 21 PNe) na avaliação discursiva para o cargo de agente e aos 330 melhores classificados (313 geral e 17 PNe) para o posto de escrivão e objetiva aferir se o candidato goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a que será submetido durante o curso de formação profissional e para desempenhar as tarefas típicas da categoria funcional.


Os exames médicos destinar-se-ão à verificação, mediante exame clínico e análise dos exames complementares, da existência ou da preexistência de doenças, de sinais e/ou de sintomas que inabilitem o candidato para o exercício do cargo.  A inspeção de saúde terá caráter eliminatório e o candidato será considerado apto ou inapto.  Para mais detalhes, acesse o edital abaixo.



Avaliação de Aptidão Física


Nesta fase do concurso, o futuro escrivão ou agente é avaliado quanto a sua capacidade para suportar física e organicamente, as exigências da prática de atividades físicas a que será submetido durante o curso de formação.  A Prova de Capacitação Física compreenderá as seguintes avaliações e ordem de execução:

  •  a) Teste de Barra fixa (masculino) ou estático (feminino);

  • b) Teste impulsão horizontal;

  • c) Teste de corrida de 12 (doze) minutos.


Dicas: Uma rotina de preparação física e uma dieta rigorosa são essenciais para a aprovação nessa etapa. Na prova física, não adianta só ter domínio do conteúdo teórico, o que vale é a sua preparação e condicionamento durante a avaliação.

O principal aliado do concurseiro/a antes dessa etapa é o cardápio. Uma alimentação balanceada e programada ajudam não só no aumento da força física, como também tem reflexo direto na resistência do candidato.


Exame psicotécnico

A avaliação psicológica, de caráter eliminatório, consistirá na aplicação e na avaliação de instrumentos e técnicas psicológicas, que permitam identificar a compatibilidade das características psicológicas do candidato com os requisitos necessários e os restritivos ao desempenho das atribuições do cargo pleiteado.


Será avaliado do futuro agente os seguintes requisitos psicológicos: atenção concentrada, atenção dividida, controle emocional, disciplina, extroversão, iniciativa, inteligência, memória visual, organização, raciocínio verbal, raciocínio espacial, relacionamento interpessoal, responsabilidade. Já do escrivão:  atenção concentrada, atenção dividida, controle emocional, disciplina, iniciativa, inteligência, memória visual, organização, raciocínio verbal, relacionamento interpessoal, responsabilidade.


Na avaliação psicológica, o candidato será considerado apto ou inapto. Será considerado apto o candidato que apresentar adequação nos requisitos psicológicos necessários e nos restritivos ao cargo pleiteado. Será considerado inapto o candidato que não apresentar adequação nos requisitos psicológicos necessários e nos restritivos ao cargo pleiteado.



Prova prática de digitação (somente p/ o cargo de escrivão) 


Todos os candidatos considerados aptos no TAF serão convocados para a prova prática. A prova prática de digitação terá caráter eliminatório, sendo automaticamente eliminado do certame o candidato que não comparecer à referida prova.  A prova prática terá o valor de 5,00 pontos e constará de digitação de um texto predefinido de aproximadamente dois mil caracteres, em computador compatível com IBM/PC. O candidato deverá estar apto a digitar em qualquer tipo de teclado.



Avaliação de vida pregressa e investigação social


A investigação social verificará a conduta irrepreensível e a idoneidade moral necessária ao exercício do cargo, tendo como resultado recomendado ou não recomendado. Todos os candidatos serão submetidos à investigação social que se estenderá da inscrição até a nomeação, observando-se antecedentes criminais, sociais, familiares e profissionais. 



Concurso Polícia Civil de Goiás


Em julho de 2019, foi anunciada, no Diário Oficial de Goiás, a comissão do concurso PC GO. A princípio, a previsão era para 550 vagas, para os cargos de Agente e Escrivão, mas até o momento não houve qualquer movimentação.


Situação atual do concurso PC GO


O promotor de Justiça Fernando Krebs, da 57ª Promotoria de Goiânia, expediu recomendação ao secretário estadual de Segurança Pública, Rodney Miranda, para que um novo concurso PC GO, para os cargos de Agente e Escrivão, seja realizado e concluído em até um ano.


A recomendação traz, também, a orientação para que, em até 180 dias, todas as todas as delegacias do estado sejam compostas de ao menos um delegado de polícia, um escrivão e dois agentes. “De forma que o atendimento da Polícia Civil aos cidadãos seja feito por um servidor efetivo do órgão e não mais por servidores comissionados ou cedidos por prefeituras”, reforça o promotor.


Na recomendação, a promotoria informa que, por meio da Portaria nº 81/2027, iniciou investigação para apurar supostas irregularidades no quadro de servidores da PC GO.

Vale reforçar que a comissão do próximo concurso Polícia Civil de Goiás já está formada.


Linha do tempo do concurso Polícia Civil de Goiás


Em fevereiro de 2019, o Ministério Público recomendou que um novo edital do concurso PC GO fosse publicado dentro de 180 dias. Segundo o promotor de Justiça Fernando Krebs, o crescimento do efetivo da Polícia Civil não acompanhou o crescimento da população do Estado.


Com isso, mesmo com o certame aplicado em 2017 para Delegado, que ofertou 100 vagas, concluiu-se que era necessário um aumento no quadro de servidores.



Curso Online - Clique Aqui

Grupo do Telegram - Clique e faça parte


#professor#demissãorevertida#PAD#RioVerde#processoadministrativo#RotaJurídica

#DesistirJamais#FamíliaIRS.#polícia#policiamilitargo#policiacivilgo#agenteprisionalgo#bombeirogo#policiafederal#segurança#policiarodoviariafederal#concursopublico#concursopúblico#futuropolicial#mulherpolicial#concursospublicos#concursospúblicos#policia

233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo