Cresce expectativa pelo próximo concurso PRF
Atualizado: 7 de ago. de 2020
Expectativa pelo próximo concurso PRF

A segurança pública vem ganhando cada vez mais prioridade no cenário político brasileiro, o que pode significar em novo concurso PRF dentro de um curto espaço de tempo.
Acreditamos que um novo certame será possível neste ano de 2020, caso o novo pedido seja deferido pelo Ministério da Economia. Lembrando que, em novembro de 2018, o então Diretor-Geral PRF, Renato Dias, confirmou que haveria um novo concurso.
Linha do Tempo
É interessante analisarmos a linha do tempo abaixo. Ela nos mostra os diversos concursos da PRF que foram realizados desde o ano de 2002. No total, foram 6 concursos, dentre os quais 5 foram organizados pela banca CESPE/Cebraspe.

Linha do tempo dos concursos realizados
Não restam dúvidas, portanto, que você deve se preparar pensando no CESPE/Cebraspe, que é uma banca com um estilo bem peculiar. Nas provas do CESPE/Cebraspe, toda vez que você erra uma questão, você perde um ponto, o que privilegia muito aqueles candidatos que têm segurança quanto ao conteúdo que estudaram.
Tradicionalmente, o concurso PRF sempre abre muitas vagas. Em 2004 e 2013, o número foi bem grande. Detalhe adicional: no concurso PRF 2013, vários excedentes foram convocados. Com a priorização que a segurança pública vem recebendo nos últimos anos, espera-se que os excedentes no concurso também sejam convocados.
Último Concurso PRF 2018
Vale lembrar que o último concurso PRF, realizado em 2018, ainda está em andamento, em suas fases finais. A PRF já divulgou o resultado Provisório da Avaliação Psicológica. A partir de agora teremos ainda a Avaliação de Títulos e a Investigação Social. Só aí chegaremos ao final da primeira etapa.
A segunda etapa do concurso PRF será o Curso de Formação. No último concurso PRF, o Curso de Formação teve a duração de 3 meses. Após o Curso de Formação, acontecerá a homologação do concurso PRF. Cabe destacar que o prazo de validade desse concurso PRF é de apenas 30 dias após a homologação.
Polêmicas do Concurso PRF
O concurso de 2018 foi regionalizado, ou seja, as vagas foram distribuídas pelos vários estados brasileiros. Os candidatos concorriam às vagas do estado pretendido. A regionalização das vagas é uma prática admitida pela jurisprudência dos Tribunais Superiores.
Entretanto, uma forte polêmica foi a obrigatoriedade de os candidatos realizarem as provas nos locais selecionados para a sua lotação. Essa medida fez com que os candidatos tivessem que gastar muito dinheiro para se deslocar até o local das provas.
Por considerar que houve afronta à isonomia, decisão judicial chegou até a suspender o concurso PRF. O TRF 5ª Região, todavia, determinou a retomada do concurso.
Outra polêmica do concurso PRF foi o ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o edital, por entender, dentre outros pontos, que as provas de aptidão física e demais fases não estavam adaptadas às pessoas com deficiência.
Curso Online - Clique e saiba mais
Grupo do Telegram - Clique e faça parte
FONTE: Clique Aqui
#polícia #policiamilitargo #policiacivilgo #agenteprisionalgo #bombeirogo #policiafederal #segurança #policiarodoviariafederal #concursopublico #concursopúblico #futuropolicial #mulherpolicial #concursospublicos #concursospúblicos #policia