PMDF: Novo edital previsto para 2022!

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que será realizado, ainda este ano, mais um curso de formação de praças (CFP). Em seguida, o novo concurso PM DF deverá acontecer em 2022.



O anúncio do novo CFP foi dado pelo próprio chefe do executivo. Segundo Ibaneis, a nova turma terá 750 praças e será realizada em dezembro.

"Juntos seguimos recompondo as forças de segurança do nosso DF", disse o Governador.

Ibaneis informou que a decisão foi tomada juntamente com o secretário de Economia, André Clemente, além do coronel da PM, Márcio Vasconcelos e deputados.


NOVO CONCURSO PM DF:

No que depender do comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Márcio Cavalcante de Vasconcelos, um novo concurso PM DE será realizado em 2022. Além disso, a realização das provas também está prevista para o próximo ano.

Em entrevista, ele confirmou que será enviado um pedido de autorização financeira e orçamentária à Secretaria de Economia para viabilizar a realização do concurso em 2022. O pedido, segundo Vasconcelos, será enviado em 2021, mas não há tempo hábil para realizar o concurso ainda este ano.

"Isso demora. Entre a autorização orçamentária e a realização efetiva do concurso há uma demora de mais ou menos um ano. E entre a realização do concurso e o chamamento é quase mais um ano", disse o comandante.

A previsão é iniciar o curso de formação em 2023. Esse pedido, segundo o comandante da PM, será tanto para soldados (praças), como também para oficiais.


VAGAS:

Ainda não há um quantitativo de vagas definido para o próximo concurso PM DF. Mas, a PLOA 2022 do DF trouxe previsão de 1.091 vagas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Mas, vale lembrar que em 2020 a própria PM DF confirmou a intenção de preencher 2.100 vagas.

A Comunicação da PM DF informou, naquela época, que estava no planejamento receber um aval com 2 mil vagas de soldado para ter edital em 2021 - o que não aconteceu.


SOBRE O ÚLTIMO CONCURSO:


REQUISITOS

Em 2018, a Polícia Militar do Distrito Federal realizou um concurso com 2 mil vagas para soldados, recebendo mais de 50 mil inscritos.

Para concorrer foi preciso ter nível superior, idade entre 18 e 30 anos e Carteira de Habilitação na categoria B. Além disso, era necessário ter altura mínima de 1m65 (homens) e 1m60 (mulheres).


Último concurso PM-DF abriu 2 mil vagas para Soldados

Em 2018, a PM-DF abriu edital de concurso para Soldado, com um total de 2 mil vagas para o cargo. Além disso, o edital trouxe mais 18 vagas para especialista em corneta e seis para clarineta, saxofone, trompa, trompete e trombone tenor/baixo. O concurso teve mais de 50 mil inscritos.

PROVAS

O concurso contou com prova objetiva, redação, avaliação física, exames biométricos e avaliação médica, sindicância de vida pregressa, avaliação psicológica e curso de formação. Além disso, os músicos passaram por uma prova prática instrumental e contagem de títulos.


A prova objetiva foi composta de 60 (sessenta) questões, de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas em cada questão, para escolha de 1 (uma) única resposta correta, e pontuação total variando entre o mínimo de 0,00 (zero) ponto e o máximo de 60,00 (sessenta) pontos, de acordo com os conteúdos programáticos definidos e o número de questões e os pesos definidos a seguir:


a) conhecimentos básicos: 30 (trinta) questões com peso 1 (um) para cada questão, sendo: 8 (oito) questões de Língua Portuguesa, 4 (quatro) questões de Língua Inglesa, 5 (cinco) questões de Matemática e Raciocínio Lógico, 4 (quatro) questões de Atualidades, 6 (seis) questões de Legislação Aplicável a Polícia Militar do Distrito Federal e 3 (três) questões de Criminologia; e


b) conhecimentos específicos: 30 (trinta) questões com peso 1 (um) para cada questão. 9.2 A prova objetiva será corrigida por meio de processamento eletrônico. 9.3 Serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que acertarem o mínimo de 15 (quinze) questões de conhecimentos básicos e 15 (quinze) questões de conhecimentos específicos.


O candidato não poderá, sob pena de eliminação do certame, obter pontuação igual a 0 (zero) nas questões de Língua Portuguesa.


ATIVIDADES

O Soldado deverá desempenhar atividade policial militar nas diversas tarefas atribuídas à PMDF, visando à preservação da ordem pública, e executar outros serviços previstos em leis, regulamentos e normas, conforme regulamentação do Comando da Corporação. O Policial Militar, na graduação de Soldado do Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes – QPPMC, deverá executar atividades de policiamento ostensivo e quaisquer atividades correlacionadas à missão institucional, para as quais for designado.



Curso Online - Clique Aqui

Grupo do Telegram - Clique e faça parte


233 visualizações0 comentário