Nossa aluna e Policial Penal do Estado de Goiás Graziely Feitoza, gentilmente
concedeu uma entrevista e fez uma importante reflexão sobre confiança excessiva.
Vamos conferir trechos desse entrevista que nossa equipe do Instituto Rodolfo Souza realizou:
Sempre fui uma boa observadora, quando iniciei minha trajetória nos estudos, gostava de observar o comportamento dos meus colegas; naquela época cursinhos pré-vestibular iniciando meu plano de estudos para os concursos.
Depois de um certo tempo percebi que as pessoas que NÃO eram aprovadas tinham comportamentos parecidos. E um dos fatores mais fortes que metrifiquei foi a autoconfiança excessiva.
Autoconfiança é importante e benéfica. Ser confiante é indispensável!
Então onde está o erro? NO EXCESSO.
A confiança em si mesmo, e na própria capacidade profissional são fatores bastante importantes. Porém, quando há confiança exagerada pode haver prejuízos na sua caminhada rumo à aprovação.
Lembro me como se fosse hoje quando fui fazer uma prova de concurso e tinha um rapaz que se sentou na minha frente com uma camiseta escrita: ESSA VAGA JÁ É MINHA!
Esse tipo de jogada é antiga, quem a usa diz que é pra estimular seus alunos e desestabilizar de alguma forma seu concorrente na hora da prova. Será mesmo?
Vamos para uma reflexão: você estudou, e a todo momento sua escola pregou esse discurso do (Já passou) (Essa vaga já é sua) chegou o dia da prova e você infelizmente não passa! É nessa hora que bate uma frustração dobrada!
Nosso cérebro não gosta que a gente sofra, então ele vai tentar fazer de tudo para que essa situação não se repita. Então de concurseiro você passa para EX concurseiro.
Agora me responde, você é do time (JÁ GANHOU OU DO DESISTIR JAMAIS)?
Gostaria de assistir esse vídeo na integra? Clique na foto do Desistir jamais.